Destilaria mineira planeja empreendimento para fortalecer o turismo de experiência
- Luís Otávio Pires
- 9 de jun. de 2023
- 3 min de leitura
Nova sede da Lamas deve ficar pronta daqui a dois anos, enquanto são realizadas visitações guiadas até as atuais instalações da empresa na Grande BH

Brinde dado aos visitantes após a visitação à Destilaria Lamas (Foto: Carlos Cotta)
A destilaria mineira Lamas, conhecida por sua bebidas artesanais, quer se integrar ainda mais com os clientes. Para isso, vai apostar na experiência. Daqui a cerca de dois anos deve começar a funcionar em Pedro Leopoldo, na Grande BH, um espaço para visitação que vai, com certeza, entrar para o roteiro turístico da região.
Com projeto do renomado arquiteto Gustavo Pena, a Lamas vai construir algo de primeiro mundo. Fica numa fazenda, um belo lugar com um lago e muito verde. O visitante terá uma verdadeira experiência de sabores e aromas. E conhecer o processo de produção dos uísques, gins, cachaças, licores entre outras bebidas. Outros detalhes do futuro empreendimento ainda são segredos.
Reportagem mostra a visitação de um grupo de clientes à sede da destilaria Lamas em Matozinhos, na Grande BH. Assista ao vídeo:
Mas enquanto isso, a Lamas tem dado uma prévia do que vem por aí, ao promover visitas regulares à sua destilaria em Matozinhos, a 50 quilômetros de BH, onde são fabricadas atualmente as bebidas da marca. Em especial os uísques do rótulo Lamas e também o gin London Dry, um dos mais premiados internacionalmente.
Em San Francisco, nos Estados Unidos, por exemplo, o gin ganhou recentemente medalha de ouro em um importante concurso com bartenders de todo o mundo. Ficou com a vigésima primeira colocação entre todas as bebidas concorrentes de diversos países na mesma competição. A bebida também já venceu concursos em Londres.
Mercado Central
A visita começa no Mercado Central de BH pela manhã. É onde fica a Ambix a loja que comercializa os produtos da Lamas (lojas 8 e 10). Também onde é possível fazer a inscrição para o passeio que acontece aos sábados e custa R$ 260 por pessoa e dura cerca de quatro horas, incluindo os deslocamentos (preço de junho de 2023).
O valor inclui transfer, a visita com direito a degustações e um brinde especial. O grupo tem no máximo 17 pessoas e a próxima visita está prevista para final de junho.
O grupo é sempre acompanhado pelo gerente comercial, Marcos Cysne, que está desde o início do projeto, e recebido por outros colaboradores da empresa.
“A ideia desses eventos é que as pessoas conheçam o que nós fazemos com muita dedicação e profissionalismo até chegar ao resultado final, que são produtos de muita qualidade”, afirma Cysne, que também é embaixador da marca.
Já na destilaria os visitantes são recepcionados com um drinque feito pelo licor Arturium e a cachaça Liberta, ambos produzidos pela Lamas.
O destino a seguir é área de destilação das bebidas, feita em equipamentos desenvolvidos especialmente pela empresa. Depois chega hora de conhecer a área em envasamento realizado de forma manual. Tudo com muito cuidado.
Sala das barricas
O passeio prossegue para o galpão onde ficam as barricas de madeira e as bebidas descansam até chegarem ao ponto ideal. O cheiro no ambiente é incrível e convidativo para apreciar o que vem na sequência.
Finalmente, chega a melhor parte: a degustação. É feita como se todos fossem degustadores profissionais. Cada pessoa tem à sua frente taças com uma dose de cinco tipos de uísques produzidos pela Lamas. Além de comidinhas para harmonizar. A prova é às cegas, ou seja, ninguém sabe qual uísque irá beber.
Existe até uma ficha para avaliação, segundo as características visuais, de paladar e de aroma. É uma espécie de brincadeira para desafiar o visitante a adivinhar qual Lamas ele acaba de saborear.
Há gente que vai levar a sério e outras nem tanto. Mas tudo bem. O importante mesmo são aqueles momentos juntos, com aquelas pessoas que no início nem mesmo se conhecem. E, ao final, tornam-se seus novos amigos, com muita história para contar sobre esta experiência incrível.
Momentos da visitação à Destilaria Lamas. Galeria:
Sala de destilação, área de engarrafamento, galpão de descanso das barricas e degustação: todos os passos da visita à Destilaria Lamas em Matozinhos (Fotos: Carlos Cotta, Fred Catizanni, Gustavo Silva e Felipe Bartolomeo)
Comments