Hotel de Congonhas aposta no turismo religioso como forma de aumentar taxa de ocupação
- Luís Otávio Pires
- 1 de set. de 2023
- 3 min de leitura
Com 165 quartos e infraestrutura completa, H2 se destaca pela proximidade dos principais atrativos da cidade histórica mineira

A realização de diversos eventos e a proximidade da festa do Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos animaram a rede hoteleira de Congonhas, cidade histórica a cerca de 80 quilômetros de Belo Horizonte. O evento deve atrair 100 mil pessoas à cidade entre 7 a 14 de setembro de 2023, e terá uma programação voltada para o turismo religioso.
Com 165 quartos, o H2, um dos principais hotéis da cidade, espera importante taxa de ocupação de turistas que vêm aproveitar as celebrações. Embora atenda ao segmento corporativo, o estabelecimento tem apostado no aumento da frequência de hóspedes que visitam a cidade para atividades culturais e de lazer.
“O hotel trabalha com um público bem diversificado, atendendo a lazer e corporativo”, ressalta a gerente geral Michelly Quintão.
A proximidade dos principais pontos turísticos de Congonhas é diferencial do hotel.
Confira:
Igreja dos Profetas/Santuário de Bom Jesus de Matosinhos: 1,5km
Romaria: 1,5km
Museu de Congonhas: 1,5km
Jardim dos Passos: 1,5km
Matriz de Nossa Senhora Da Conceição: 1km
Parque Ecológico da Cachoeira: 5km
Atendimento diferenciado no H2
Michelly Quintão exalta ainda a qualidade no atendimento aos hóspedes durante a estada deles no hotel.
“Acolher pessoas e reciclar energias, essa é nossa essência”, afirma.
A gerente destaca também a infraestrutura e garante ser a melhor entre todos da cidade histórica.
“O H2 Congonhas oferece um farto café da manhã, com produtos de produção própria, trazendo qualidade e sabor ao momento mais esperado pelo hóspede. E não menos importante, temos uma academia completa, à disposição. Para segurança e tranquilidade, dispomos de um grande estacionamento monitorado e cortesia na diária. E para completar, temos uma equipe de recepção 24h com assistência”, enumera.
Grupo em expansão
O H2 Congonhas pertence a um grupo de hotelaria em expansão. Além deste unidade, há outra em Belo Horizonte, em ponto nobre: bairro de Lourdes, quase ao lado do shopping Diamond Hall.
O site oficial anuncia que, em breve, outras operações serão inauguradas em Ouro Preto, Tiradentes e Camanducaia, no charmoso distrito de Monte Verde, todas em Minas Gerais.
Infraestrutura do H2 Congonhas é completa (Fotos: H2 Hotéis/Divulgação)
Jubileu de Congonhas acontece há 239 anos
O Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos é a festa mais tradicional de Congonhas. Existe há 239 anos, e se trata de uma das maiores e mais antigas peregrinações religiosas de Minas Gerais.
Segundo a história de Congonhas, o evento foi um dos grandes propulsores do desenvolvimento da cidade.
A devoção ao Senhor Bom Jesus de Matosinhos nasceu com o fiel português Feliciano Mendes, que chegou à Minas Gerais em busca de ouro e, nessa procura, ficou com a saúde debilitada. Fez, então, uma promessa ao Bom Jesus e, quando a graça foi alcançada, empenhou-se em construir o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em 1757.
Com as doações dos devotos, a Basílica do Senhor Bom Jesus foi renovada na segunda metade do século 18, e tornou-se um dos mais importantes complexos artísticos e arquitetônicos do barroco mundial. O local guarda as principais obras de Antônio Francisco Lisboa, conhecido como Aleijadinho, que contemplam 12 profetas de pedra sabão e 64 esculturas em cedro que narram os passos da Paixão de Cristo. Graças a esse rico acervo, Congonhas recebeu o título de Patrimônio Mundial, concedido pela Unesco.
Todos os anos, milhares de pessoas chegam a Congonhas para agradecer as graças alcançadas, participar de missas, confissões e comunhões e visitar a imagem do Senhor Morto e a Sala dos Milagres.
コメント