google.com, pub-3235592863572346, DIRECT, f08c47fec0942fa0
top of page

Hotel Fazenda Paciência é um convite ao descanso e a uma imersão de cultura e história

  • Foto do escritor: Por Aí, com Lu e Tavinho
    Por Aí, com Lu e Tavinho
  • 20 de jan. de 2024
  • 5 min de leitura

Atualizado: 27 de set. de 2024

Localizado na aconchegante Santana dos Montes (MG) tem atrações inusitadas como o maior livro do mundo, museu de ofícios rurais e queijos que “ouvem” canto gregoriano


Vista da casa principal do Hotel Fazenda Paciência
Casa principal do Hotel Fazenda Paciência (Foto Lu Rezende)

É convencional um hotel fazenda em Minas Gerais ter passeio a cavalo, leite ao pé da vaca, animais silvestres, gastronomia rústica mas saborosa, atividades de lazer para crianças, muita área verde, paz e tranquilidade.

Mas existe um que, além disso tudo tem cultura, espaços muitas vezes inusitados e um personagem culto e fascinante que, por coincidência, é o dono.

Trata-se do Hotel Fazenda Paciência, que fica na zona rural de pacata e aconchegante Santana dos Montes (MG), a 140 quilômetros de Belo Horizonte.

Construído numa fazenda de 1742, que pertenceu ao Barão de Queluz, o hotel pertence hoje ao advogado tributarista Vinícios Leôncio que, além de entender das leis, também é expert em pessoas.


Vinicios Leôncio tocando viola caipira
Vinícios Leôncio, proprietário do Hotel Fazenda Paciência em ação: além de declamador, escritor, advogado ainda arranha na viola (Foto: Flávio Christo / Orange 360º)

Com uma cultura geral incrível, Vinícios é uma atração à parte no seu próprio empreendimento – torça para ele estar lá quando se hospedar. Simpático, agradável, declamador de poesias e ainda arranha na viola é o idealizador de espaços que são diferenciais em seu hotel.

Um deles é o MORAL, sigla de Museu de Ofícios Rurais da América Latina que acaba de ser aberto para os hóspedes – e o público em geral que quiser. O espaço representa um momento de profunda importância na preservação e celebração da história, especialmente nos séculos 19 e 20.

O objetivo fundamental é adquirir, preservar, estudar e exibir objetos de valor duradouro, tanto do ponto de vista artístico quanto histórico. Segundo Leôncio, sua relevância transcende fronteiras geográficas, ao oferecer uma fascinante visão do passado da América Latina e região.


Quer saber e ver mais sobre o MORAL? Assista ao vídeo:




Queijo que “ouve” canto gregoriano


Outra nova atração inusitada do Hotel Fazenda Paciência é, na verdade, um queijo. Isso mesmo: a iguaria encontra-se em produção com leite tirado das Girolandas da própria fazenda e, em breve, terá uma marca própria e comercializada no varejo. O queijo também poderá ser degustado pelos hóspedes.



Mas este queijo é especial. Quer saber por quê? Veja o que a explicação de Vinícios Leôncio no vídeo:





Conheça mais sobre a Paciência


O advogado mineiro Vinícios Leôncio comprou a fazenda em 2001, e desde então se dedica na sua restauração, que durou cerca de 20 anos. No total são 200 hectares e 3.000 m2 de área construída.

Para conseguir abrir ao público em 2022, foram feitas várias reformas, reconstrução de muitas áreas, a fim de permitir ao visitante uma experiência única de história e cultura.

“Meu objetivo é proporcionar um lazer cultural, para resgatar toda a história escravagista, indígena e política não só de Minas Gerais, mas do Brasil”, conta.

Para isso, reconstruiu, por exemplo, a senzala onde viviam os escravos, com utensílios de tortura usados na época, trouxe da Bahia uma canoa de madeira da tribo Pataxó, criou um minimuseu com objetos muito antigos que remontam a história da época, como uma máquina de lavar da década de 1930, feita em madeira.

Durante todos esses anos, ele pesquisou, adquiriu itens para que pudesse abrir a fazenda com toda essa riqueza histórica.

Outras peculiaridades são uma cachaçaria decorada com 4 mil discos de vinil e uma área chamada de Pedra do Amor, que traz uma história interessante. Diz a lenda que quem estiver solteiro e visitá-la logo logo achará sua cara metade.

Lendas e histórias, aliás, estão muito presentes em cada pedacinho da fazenda. Um túnel, que possivelmente escondeu os inconfidentes. foi descoberto e já está em pesquisa por arqueólogos.

Além da parte histórica, o visitante pode conhecer o maior livro do mundo e uma réplica da casa onde supostamente viveu Jesus.



Fazenda Paciência e suas atrações: tem boi mascote super manso, passeio a cavalo e até recorte de jornal com a Lei Áurea (Fotos: Lu Rezende e Flávio Christo/Orange 360º)

Gastronomia dos ancestrais


A comida da Paciência é um capítulo à parte. Na diária com pensão completa estão incluídas quatro refeições: café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar.

Para homenagear a cultura afro-brasileira, há pratos com origem no continente.

“Moçambique foi o país que mais exportou escravizados para o Brasil e pensando neste resgate, já que estamos falando de uma fazenda que foi dessa época, pensamos os pratos com todo cuidado, mas que remetesse a essa história”, conta Vinícios.

Os pratos têm nomes de personagens da época. A Princesa Aqualtune, que foi avó do Zumbi dos Palmares, tem um com seu nome. Leva quiabo, cebola, alho, gengibre, camarão em pó, castanha de caju, dendê e limão.

Durante as refeições, os hóspedes poderão contar com as lindas declamações do sempre amável proprietário do hotel. No jantar pode-se participar de uma bela roda de viola.



Um dos pontos fortes da Paciência é sua gastronomia que mistura a culinária de Minas e da África (Fotos: Lu Rezende e Flávio Christo/Orange 360º)

Quer saborear através de imagens? Assista ao vídeo:




Novos apartamentos estão em construção na Paciência


Atualmente são 13 suítes na fazenda, mas outras seis encontram-se em construção. Todas seguem a decoração vintage rural, sofisticadas e confortáveis.

Os quartos com 30m2 de área se localizam em um anexo ao lado da casa principal, que também abriga alguns – que são os mais amplos, ideais para famílias.


Imagem da janela de um dos quartos mostra a beleza da fazenda Paciência
Da janela lateral, do quarto de dormir: linda paisagem da Fazenda Paciência (Foto: Lu Rezende)

Todas as acomodações para casal possuem cama tamanho “king”, frigobar, TV e banheiro privativo. São muito confortáveis, amplos e arejados. O enxoval é de qualidade superior.

Não há ar-condicionado, até porque à noite, mesmo no verão, não faz tanto calor; mas existem climatizadores de ambiente que ajudam a refrescar.

Os quartos possuem nomes de diferentes inconfidentes como Tomás Antônio Gonzaga, Alvarenga Peixoto e Cláudio Manoel. Na porta de entrada de cada um deles existe um quadro que conta a história deles.


Apartamentos espaçosos e com decoração vintage: conforto não falta no Hotel Fazenda Paciência (Fotos: Flávio Christo / Orande 360º)

Os (muitos) atrativos na Paciência


  • MORAL (Museu de ofícios rurais da América Latina);

  • Antiga Senzala com objetos da época e adega;

  • Sala com o maior livro do Brasil (de acordo com o Guiness) organizado pelo próprio Vinícios Leôncio;

  • Anexo com objetos antigos;

  • Sinuca gigante;

  • Campo de futebol;

  • Lagos para pescaria;

  • Boliche (sala coberta);

  • Espaços para meditação;

  • Piscina aberta com uma vista de tirar o fôlego e rodeada de espreguiçadeiras e gazebo;

  • Piscina em área fechada e aquecida;

  • Sauna;

  • Churrasqueira;

  • Alambique;

  • Casa de Nazaré;

  • Curral;

  • Mini zoológico de coelhos;

  • Cavalos para passeio;


Como fazer para se hospedar



Vídeo mostra o Hotel Fazenda Paciência em detalhes. Assista:



(*) Jornalista Luís Otávio Pires viajou a Santana dos Montes (MG), a convite do Hotel Fazenda Paciência em press-trip da Abrajet-MG.


Comments


Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Pinterest

© Todos os direitos reservados.

bottom of page