Mostra de turismo apresenta de experiências sensoriais a rodada de negócios
- Da Redação
- 19 de out. de 2023
- 2 min de leitura
ExpoRio Turismo, que acontece de 19 a 22 de outubro de 2023 na capital carioca, tem concepção criada pela agência Núcleo da Ideia

Experiências sensoriais, atrações musicais, palestras e atrativos dos segmentos de negócio, cultura, gastronomia e entretenimento marcam a segunda edição do ExpoRio Turismo, que acontece de 19 a 22 de outubro no espaço para eventos Lagoon, na Zona Sul carioca.
Principais players da cadeia produtiva do mercado estarão nos quatro dias do evento, que vai apresentar ao público atrativos dos 92 municípios, com espaços de exposição para artesanato, área de convivência, espaço kids e gastronomia, além de shows com grandes nomes da música brasileira.
A iniciativa tem como público-alvo profissionais do setor, estudantes, turistas e a população em geral. tem apoio da TurisRio (Secretaria de Estado de Turismo e Companhia Estadual de Turismo do Rio de Janeiro) e Fecomércio RJ e a entrada é gratuita.
Responsável por toda concepção da ExpoRio Turismo, a empresa Núcleo da Ideia desenvolveu ações que atendam todo tipo de público. Para os baixinhos, por exemplo, há dinossauros gigantes, vindos diretamente do Parque Terra dos Dinos (Miguel Pereira). Para quem curte o turismo de aventura as atividades previstas são remo, canoa havaiana, tirolesa e a simulação de um voo de asa delta.
Ambientes variados no ExpoRio Turismo
A empresa promotora dividiu a ExpoRio Turismo em vários ambiente. Veja quais:
Plenária: área destinada a palestras e debates com especialistas do setor de turismo, negócios e eventos com o objetivo de promover muito networking junto ao público presente;
Regiões dos Municípios: focado na promoção dos destinos turísticos fluminenses, estão representadas as cidades das 12 regiões turísticas que apresentam seus atrativos e potenciais, que envolvem as principais vertentes do setor – praia, serra, montanha, natureza, patrimônio, ecoturismo, rotas de produtos regionais, parques, cachoeiras, atividades culturais, etc;
Vivências do Rio: evidenciam os artesãos e produtores rurais dos municípios do estado e todas as peculiaridades que envolvem a produção artesanal de cada região, além de promover a venda de queijos, cachaças, café, etc;
Espaço imersivo "Tô no Rio": ideia é despertar o interesse do visitante para as diversas alternativas regionais oferecidas pelo estado do Rio de Janeiro. Para isso, o público será convidado para uma experiência sensorial com cinco visões audiovisuais categorizadas: Sol, Relevo, Natureza, Gente e Memória. O visitante percorre painéis com imagens singulares das belezas dos municípios e todas as suas vertentes atrativas em uma verdadeira experiência multimídia;
Boulevard Gastronômico: destinado às rotas das cervejas e à gastronomia regional, é uma área de confraternização e negócios com os representantes da cadeia produtiva do turismo.
Criação do Núcleo da Ideia
Dirigida por Flávio Bidoia e Luciane Araújo, a agência Núcleo da Ideia busca aliar criatividade e estratégia para criar soluções em comunicação para o corporativo, promocional, live marketing e digital.
Tem 20 anos de atuação no mercado e acumula prêmios do setor como os da Aberje e Ampro Globes Awards, além de participação do Benchmarking, em Londres, com empresas realizadoras das Olimpíadas de 2012.
A base da empresa é a capital carioca, mas atua em todo o Brasil na execução de projetos culturais, eventos, ativação de marcas, promoção, mídia e design.
Commentaires