Turismo rural convida visitantes para vivenciar experiências no campo
- Da Redação
- 6 de jun. de 2023
- 5 min de leitura
Em Brumadinho, projeto Céu das Montanhas traz iniciativas com a comunidade local, nas áreas de culinária, artesanato e espiritual

Um delicioso café mineiro é servido na vivência Alquimia da Terra (Foto: Alquimia da Terra/Divulgação)
O objetivo principal do turismo rural é vivenciar um pouco a vida dos trabalhadores em uma imersão regada a boa prosa, comida de verdade e cheiro de mato. Na contramão do turismo de massa, produtores rurais de Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, por exemplo, abrem as portas de suas casas para receber turistas interessados em vivenciar um pouco da rotina do campo.
Uma das iniciativas neste sentido é o projeto Céu das Montanhas, que faz parte do faz parte do Programa de Fomento do Turismo Sustentável em Brumadinho. Trata-se do fruto de uma construção coletiva com empreendimentos e comunidades que proporcionam experiências e produtos únicos que dialogam com a diversidade de Brumadinho.
Com apoio da Vale em parceria com o Instituto Rede Terra, o projeto agrega, também, outros parceiros como o Circuito Veredas, a Prefeitura Municipal de Brumadinho, a Associação de Turismo de Brumadinho e Região (ATBR), o Instituto Inhotim e outras organizações que atuam com o turismo no destino.
Curadoria de Ronaldo Fraga
O Céu das Montanhas criou um catálogo que tem curadoria assinada pelo conhecido estilista mineiro Ronaldo Fraga. O trabalho apresenta produtos e vivências inéditos que irão encantar os turistas e gerar oportunidades para os negócios locais. A especialista em turismo de experiência, Mirian Rocha, assina as novas vivências incorporadas em 2023.
Neste catálogo encontram-se os 37 empreendimentos, comunidades e associações locais que ofertam vivências, gastronomia, design têxtil, artesanato, cerâmica e música. São cores, texturas, sabores e sons alegres de Brumadinho, que encanta a todos que visitam o destino.
É toda a hospitalidade de Minas Gerais com a singularidade de um município histórico, que transborda natureza, com uma gente incrível e inventiva.
O Viagem Aí selecionou algumas atividades super legais para quem quiser aproveitar as vivências do Céu das Montanhas.
Alquimia da Terra
É viver a experiência de todo o processo da transformação da argila em cerâmica. O visitante tem contato direto com a extração da argila, explicação do processo da transformação do barro e apresentação das técnicas.
Ao final, cada participante produz sua peça, que pode ser levada como lembrança, após secagem e queima. Para encerrar, é oferecido um delicioso café mineiro, servido nas cerâmicas produzidas no Ateliê Cerâmica Raiz. Tudo isso através de vivências que são oferecidas pelo ateliê, que poderão ser acompanhadas de uma roda de conversa na fogueira. É uma experiência que marca.
Saiba mais:
(31) 98827-7038

Cida Magalhães onvida os visitantes para a sua charmosa casa cheia de história e lembranças (Foto: HT Hapy Travel/Divulgação)
A anfitriã Cida Magalhães
Como é bom sentir a hospitalidade de um lugar. Talvez essa seja uma das mais importantes habilidades de uma boa anfitriã. Cida Magalhães possui um profundo conhecimento da história, cultura e tradições de Brumadinho. Afinal, há anos recebe grupos de visitantes e os conduz em um turismo cada vez mais sensorial, experiencial e personalizado.
Em um momento do passeio, Cida convida os visitantes para a sua charmosa casa cheia de história e lembranças. De fala agradável e extremamente educada, sempre é muito atenciosa ao conduzir os visitantes pelos atrativos da região.
Saiba mais:
(31) 98896-0662

Bonecas desenhadas por Ronaldo Fraga (Foto: Quilombo dos Marinhos / Divulgação)
Cânticos e Tradições de uma Comunidade Quilombola
É uma experiência cultural. O visitante que conhece um dos quatro quilombos de Brumadinho, para ter contato com a ancestralidade, e estar em uma comunidade autônoma, um lugar com uma imensa produção cultural, material e simbólica. A vivência no Quilombo de Marinhos, certificado pela Fundação Palmares, oferece ao visitante um mergulho na identidade e na cultura local.
Ao chegar, o visitante é agraciado com uma apresentação musical onde os quilombolas trazem cânticos que carregam um pouco da história do local e que representam o poder e a fé. Depois tem a oportunidade de escutar dos próprios quilombolas, um pouco sobre as manifestações e os valores seculares da tradição histórico-cultural quilombola. Por fim, é apresentado o artesanato local em que merecem destaque para os produtos têxteis.
Saiba mais:
(31) 97174-7680/99991-2314

Na Degustação Orientada visitante tem a oportunidade de experimentar os sabores dos pratos criativos (Ateliê Xakra/Divulgação)
Degustação Orientada
Comida de verdade e arte em um ambiente exuberante e mágico. É isso que Joseane Jorge e Benedikt Wiertz realizam no ateliê Xakra. Trata-se de um espaço singular, que convida a viver em um ritmo desacelerado, permeado por bons encontros e misturam talentos ao proporcionar experiências únicas.
A experiência “Degustação Orientada” oferece ao visitante a oportunidade de experimentar os sabores dos pratos criativos preparados por Joseane. Todo alimento é feito de insumos sazonais, orgânicos, fermentados e ervas do seu quintal, e servido nas cerâmicas produzidas no próprio ateliê. O local convida o visitante a observar o tempo e perceber que ele oferece uma pausa para conhecer, experimentar e se apaixonar pelos alimentos de fermentação natural e pela cerâmica.
Saiba mais:
(31) 99796-1643/99313-6255

Chef charcuteiro Tonini recebe visitantes para degustar seus produtos (Foto: Charcutaria Tonini/Divulgação)
Charcutaria Tonini
O visitante é recebido pelo chef charcuteiro Tonini em sua casa, com toda a estrutura de uma charcutaria artesanal. Nessa vivência, é possível entender todo o processo e complexidade da charcutaria e receber orientações para uma incrível degustação de embutidos maturados, além de queijos, geleias, pães e outras delícias da produção local.
Charcuteiro autodidata, também é professor de nutrição e gastronomia. Começou a fabricar e desenvolver seus produtos como hobby. Atualmente, tem 18 produtos desenvolvidos, dentre eles a copa, o presunto cru, a pancetta enrolada e ainda os exclusivos língua de boi maturada, presunto de porcoquinho, presunto de cordeiro, o presunto de catitu, dentre várias outras preciosidades gastronômicas.
O chef apresenta, na vivência, pratos incríveis feitos com sua produção e, no menu, utiliza a charcutaria em todos os pratos. Sua história gastronômica é contada em sua varanda, enquanto o visitante degusta e aproveita os sons da natureza.
Saiba mais:
(31) 99868-1473

O turista é submetido a práticas de movimentos integrativos (Foto: Samtoshala/Divulgação)
Movimentos integrativos e massoterapia terapêutica
Para quem procura momentos de conexão com a natureza, bem-estar e relaxamento, a dica é Samtoshala. Keila, profissional com ampla formação na área de movimento, corporeidades e terapias integrativas e quase 30 anos de experiência, inicia esta vivência com uma prática breve de movimento integrativo.
Essa prática une elementos do yoga, pilates, biotensegridade e bioenergética, onde o visitante alcança um estado de presença, conexão e despertar consciente do corpo, além de alongar e liberar tensões.
Na sequência é realizado um escalda pés com óleos essenciais e ervas, acompanhado de água saborizada ou chá, biscoitos artesanais e música relaxante. Para finalizar, o visitante recebe uma massagem integrativa terapêutica, que une a liberação de fáscias, pedras quentes e óleos essenciais. Para concluir é servido um lanche leve e saudável, preparado de forma artesanal e muito afetiva.
Saiba mais:
(31) 97102-5614
oespacosantosha@gmail.com
Comments